sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PORTUGUÊS 5º ANO 26...PRONOME PESSOAL RETO, OBLÍQUO E DE TRATAMENTO...


Pronome pessoal reto, oblíquo e de tratamento. Função e uso dos pronomes pessoais.

PRONOME PESSOAL
Este pronome tem como característica a representação das pessoas gramaticais ou do discurso. Ao conversarmos com alguém, há sempre a pessoa:
  1. que fala = eu, nós (1a. pessoa)
  2. com quem se fala = tu, vós (2a. pessoa)
  3. de quem se fala = ele(s), ela(s) (3a. pessoa)
As pessoas que fazem parte de uma conversa, ou seja, da comunicação, são chamadas de pessoas gramaticais. No diálogo abaixo, podemos identificar essas pessoas.
-        Manduca…
-        Sim, papai?
- Onde está tua mãe? Eu quero saber por que tu não fazes essa pergunta a ela?
Nesta conversa podemos perceber que o pai de Manduca é quem se dirige ao filho – a pessoa que fala. Manduca é a pessoa com quem se fala. E a mãe de Manduca é a pessoa de quem se fala.
No diálogo, observamos que o pai de Manduca diz: eu quero saber… Portanto é a pessoa que fala, ou seja, a 1a. pessoa gramatical representada pela palavra eu.
Ao se dirigir a Manduca, o pai diz: … quero saber por que tu… Então a pessoa com quem se fala é a 2a. pessoa gramatical representada pela palavra tu.
Mas ainda existe uma terceira pessoa sobre quem eles falam: a mãe de Manduca, representada pela palavra ela: … porque tu não fazes essa pergunta a ela?
As palavras eu, tu, ela são pronomes pessoais porque designam pessoas gramaticais ou do discurso. Os pronomes pessoais são palavras variáveis que mudam de número e gênero, porque elas substituem ou acompanham o substantivo, que possui essa variação.
As formas eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas são chamadas de pronomes pessoais retos. A cada um desses pronomes pessoais retos há um correspondente pronome pessoal oblíquo.
 No quadro abaixo, apresento os pronomes pessoais retos e oblíquos:

Pronome pessoal reto
Pronome pessoal oblíquo
singular
1a. pessoa:
EU
Átonos
Tônicos
me
mim, comigo
2a. pessoa:
TU
te
Ti, contigo
3a. pessoa:
ELE, ELA
lhe, o, a, se
Si, consigo
plural
1a. pessoa:
NÓS
nos
conosco
2a. pessoa:
VÓS
vos
convosco
3a. pessoa:
ELES, ELAS
lhes, os, as, se
Si, consigo
 Os pronomes pessoais oblíquos também se referem às pessoas gramaticais, mas são usados só para representar a 2a. e 3a. pessoas do discurso. Veja o exemplo:
Mamãe, eu me cortei!
Na frase acima, temos:
EU = a pessoa que fala (1a pessoa do discurso)
Mamãe = a pessoa com quem eu falo (2a pessoa do discurso)
Me (eu mesmo) = a pessoa de quem se fala (3a. pessoa do discurso)
EXERCÍCIOS.
Complete as frases:
1. Os pronomes pessoais que representam a pessoa que fala são ______e _______
2. Os pronomes pessoais que representam a pessoa com quem se fala são: ________ e _______
3. Os pronomes pessoais que representam a pessoa de quem se fala são:______, ______,_____ e _____
GABARITO (RESPOSTAS)
Questão B:  1.  Eu, nós    
 2. Tu, vós     3. Ele, ela, eles, elas
 Vamos exercitar.
A. Substitua as expressões destacadas por pronomes pessoais correspondentes:
1. O pai não sabia o que era plebiscito. _____________________________
2. A mãe limpava a gaiola do canário. ______________________________
3. As meninas saíram da sala. ___________________________________
4. Os meninos liam histórias em quadrinhos. ________________________
5. A gaiola estava muito suja. ____________________________________
6. O canário cantava alegremente. ________________________________
7. Maria saiu. _________________________________________________
8. O professor faltou. ___________________________________________
9. As alunas entenderam a explicação? ____________________________
10. José e Pedro estudaram muito. ________________________________
11. Eu e Mário fomos ao teatro. ___________________________________
12. Tu e João sois o sal da terra. __________________________________
B. Substitua as expressões em destaque, pelos pronomes oblíquos correspondentes a cada pessoa gramatical, fazendo a construção correta da frase:
1. Eu esqueci eu mesmo do caderno. _____________________________
2. Irei com tu ao cinema. ________________________________________
3. Eu cuidarei de tu, minha filha! __________________________________
4. Eu devolverei o livro para ele. __________________________________
5. Ele levou a mala. ____________________________________________
6. Não reconheci ela. ___________________________________________
7. Trouxeste este presente para eu? _______________________________
8. Eu não encontrei ele, porque já havia saído. _______________________
9. Nós vimos João no cinema. ____________________________________
10. Você resolveu aqueles problemas? ____________________________
C. Preencha as lacunas com um dos pronomes oblíquos: me, mim, comigo, te, ti, contigo.
1. Você sairá _________________?
2. Eu não ____________ lembrei da prova.
3. Este presente é para __________?
4. Entregue _________ o livro amanhã.
5. O professor _________ explicará melhor a lição.
6. Recorrerei a ________ sempre que eu precisar.
7. Iremos _____________ à missa.
8. Minha filha, sempre penso em _______.
 GABARITO (RESPOSTAS)
Questão A:  1. Ele          2. Ela       3. Elas      4. Eles     5. Ela    6. Ele    7. Ela.   8. Ele    9. Elas    10. Eles      11. Nós    12. Vós
 Questão B:
Eu me esqueci do caderno.
Irei contigo ao cinema.
Eu cuidarei de ti, minha filha!
Eu lhe devolverei o livro amanhã.
Ele a levou.
Não a reconheci.
Trouxeste este presente para mim.
Eu não o encontrei porque ele já havia saído.
Nós o vimos no cinema.
Você os resolveu?
 Questão C: 1. comigo  2. me/te   3. mim/ti   4. me   5. me/te    6. ti   7. contigo  8. mim/ti
 
Pronomes de tratamento
Ainda com relação às pessoas do discursos, temos formas especiais relacionadas às 2a. e 3a. pessoas (tu, ele, vós, eles). São os pronomes de tratamento. São usados em situação de formalidade e quando nos dirigimos para determinadas autoridades.
Ao falarmos a respeito de qualquer autoridade, substituímos “Vossa” por “Sua”. Assim, Sua Alteza, Sua Eminência, Sua Excelência será usado quando nos referimos a essas pessoas com alguém.
Ex: Sua Excelência, o Presidente Lula, viajou para a África.
Observações:
1. No Brasil, a palavra “você” é uma forma de tratamento oriunda de Vossa Mercê” que foi se transformando ao longo do tempo.
Vossa Mercê > Vosmicê > Vossuncê > Você
2. Em Portugal, o pronome “tu” é empregado naturalmente na fala e na escrita. Já no Brasil, o seu uso acontece principalmente na Região Sul. Em quase todo território nacional o “tu, vós” foi substituído por “você, vocês”. Percebe-se que a imensa maioria dos brasileiros usa, na fala e na escrita:
. você(s) como forma de tratamento informal revelando intimidade entre os falantes;
. senhor, senhora para demonstrar respeito ou cortesia para com pessoas mais velhas ou com as quais não se tem intimidade.
3. Ao se usar “você(s), senhor(a)”, a terminação do verbo é usada na 3a, pessoa, apesar de a pessoa do discurso ser a 2a. Apresentamos abaixo  a conjugação dos verbos gostar, vender e preferir no tempo presente do modo indicativo
 Veja o quadro:
abreviaturas
Pronome de tratamento:
Usado para:
V. A.
V. Emª


V. Excª

V. Magª

V. M.
V. Excª Revª
V. Revª
V. S.

V. Sª

Sr. / Sra.
Vossa Alteza
Vossa Eminência

Vossa Excelência

Vossa Magnificência
Vossa Magestade
Vossa Excelência
Reverendíssima
Vossa Reverendíssima
Vossa Santidade

Vossa Senhoria
Senhor, senhora
Príncipes e duques
Cardeais

Altas autoridades do poder Executivo,  Legislativo e  Judiciário

Reitores de universidades
Reis e imperadores
Bispos e arcebispos

Sacerdotes em geral
Papa
Funcionários públicos graduados e pessoas de cerimônia
Pessoas mais velhas do que a pessoa que fala ou com as quais não se tem intimidade.
 Exercícios:
1. Identifique os pronomes pessoais e separe-os dentro do quadro, conforme sua classificação.
a) Eu te disse que ela não nos esperaria, mas se desculparia.
b) Nós pensávamos que Vossa Senhoria jantaria conosco.
c) Disseram-me que tu te machucaste com o brinquedo que te demos.
d) Nós não o conhecíamos, mas você nos conhecia bem.
e) O senhor quer tomar um cafezinho?
Pronome reto
Pronome oblíquo
Pronome de tratamento
a)


b)


c)


d)


e)


2. Substitua as expressões em negrito por pronomes adequados. Faça as adaptações necessárias às frases:
a) Ana, traga para mim um livro para eu ler o livro.
b) Rui quer uma bicicleta e vai comprar ela.
c) Eu e José já vamos. Quem vai com nós?
d) Deram para mim uma notícia para eu espalhar.
e) Você era magro quando eu conheci você.
f) Nós desejamos paz a quem ajuda nós.
 GABARITO (RESPOSTAS)
QUESTÃO 1
Pronome reto
Pronome oblíquo
Pronome de tratamento
a) eu, ela
Te, nos, se

b) nós
conosco
Vossa Senhoria
c) tu
Me, te, te

d) nós
O, nos
Você
e)  não tem
Não tem
senhor

Questão 2.
a)      Ana traga-me um livro para eu lê-lo.
b)      Rui quer uma bicicleta e vai comprá-la.
c)      Nós já vamos. Quem vai conosco?
d)      Deram-me uma notícia para eu espalhar.
e)      Tu eras magro quando eu te conheci.
f)       Nós desejamos paz a quem nos ajuda.
AUTO-AVALIAÇÃO
A. Substitua as expressões destacadas por pronomes pessoais correspondentes:
1. O pai não sabia o que era plebiscito. _____________________________
2. A mãe limpava a gaiola do canário. ______________________________
3. As meninas saíram da sala. ___________________________________
4. Os meninos liam histórias em quadrinhos. ________________________
5. A gaiola estava muito suja. ____________________________________
6. O canário cantava alegremente. ________________________________
7. Maria saiu. _________________________________________________
8. O professor faltou. ___________________________________________
9. As alunas entenderam a explicação? ____________________________
10. José e Pedro estudaram muito. ________________________________
11. Eu e Mário fomos ao teatro. ___________________________________
12. Tu e João sois o sal da terra. __________________________________
B. Complete as frases:
1. Os pronomes pessoais que representam a pessoa que fala são ______e _______
2. Os pronomes pessoais que representam a pessoa com quem se fala são:________ e _______
3. Os pronomes pessoais que representam a pessoa de quem se fala são:______, ______,_____ e _____
C. Substitua as expressões em destaque, pelos pronomes oblíquos correspondentes a cada pessoa gramatical, fazendo a construção correta da frase:
1. Eu esqueci eu mesmo do caderno. _____________________________
2. Irei com tu ao cinema. ________________________________________
3. Eu cuidarei de tu, minha filha! __________________________________
4. Eu devolverei o livro para ele. __________________________________
5. Ele levou a mala. ____________________________________________
6. Não reconheci ela. ___________________________________________
7. Trouxeste este presente para eu? _______________________________
8. Eu não encontrei ele, porque já havia saído. _______________________
9. Nós vimos João no cinema. ____________________________________
10. Você resolveu aqueles problemas? ____________________________
D. Preencha as lacunas com um dos pronomes oblíquos: me, mim, comigo, te, ti, contigo.
1. Você sairá _________________?
2. Eu não ____________ lembrei da prova.
3. Este presente é para __________?
4. Entregue _________ o livro amanhã.
5. O professor _________ explicará melhor a lição.
6. Recorrerei a ________ sempre que eu precisar.
7. Iremos _____________ à missa.
8. Minha filha, sempre penso em _______.
E. Identifique os pronomes pessoais e separe-os dentro do quadro, conforme sua classificação.
1) Eu te disse que ela não nos esperaria, mas se desculparia.
2) Nós pensávamos que Vossa Senhoria jantaria conosco.
3) Disseram-me que tu te machucaste com o brinquedo que te demos.
4) Nós não o conhecíamos, mas você nos conhecia bem.
5) O senhor quer tomar um cafezinho?
Pronome reto
Pronome oblíquo
Pronome de tratamento
1)


2)


3)


4)


5)


F. Substitua as expressões em negrito por pronomes adequados. Faça as adaptações necessárias às frases:
1) Ana, traga para mim um livro para eu ler o livro.
2) Rui quer uma bicicleta e vai comprar ela.
3) Eu e José já vamos. Quem vai com nós?
4) Deram para mim uma notícia para eu espalhar.
5) Você era magro quando eu conheci você.
6) Nós desejamos paz a quem ajuda nós.
GABARITO (RESPOSTAS)
Questão A:
1. Ele          2. Ela    3. Elas      4. Eles     5. Ela    6. Ele    7. Ela.   8. Ele    9. Elas   10. Eles    11. Nós       12. Vós

Questão B:  1.  Eu, nós      2. Tu, vós     3. Ele, ela, eles, elas

Questão C:
Eu me esqueci do caderno.
Irei contigo ao cinema.
Eu cuidarei de ti, minha filha!
Eu lhe devolverei o livro amanhã.
Ele a levou.
Não a reconheci.
Trouxeste este presente para mim.
Eu não o encontrei porque ele já havia saído.
Nós o vimos no cinema.
Você os resolveu?

Questão D:
1. comigo        2. me/te     3. mim/ti      4. me     5. me/te    6. ti     7. contigo    8. mim/ti

4 comentários:

  1. excelente...ajudou muito eu estudar com minha princesa para a prova dela....parabens..abraços

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde professora Marlene com todo o respeito que a senhora merece, lembre-se que o pronome de tratamento é MAJESTADE e não majestade. Parabéns pelo seu blog
    rayllon907@hotmail.com

    ResponderExcluir