sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PORTUGUÊS 5º ANO 13... INTERPRETAÇÃO DE TEXTO " MEUS PRIMOS"...


MEUS PRIMOS
1.          R. G. era um demônio. Mais atleta, mais afeito à terra que qualquer um de nós, era uma espécie de Tarzan, filho do mato e do rio, diante da nossa meia tendência para o asfalto.
2.          Numa tarde, resolvemos caminhar pela estrada de ferro – e outra coisa não pretendíamos senão dar uma olhada na filha de um vigia novato, morena carregada, de olhos verdes e longas tranças que, de tardinha, lavava os pés, enfeitava a cabeça com uma flor e vinha para o patamar de casa tocar viola de 12 cordas e cantar “Suçuarana”.
3.          No meio do caminho, demos com a ponte de ferro feita de trilho, dormentes e mais nada, onde só o trem podia passar. R. G. teimou que atravessar seria uma canja, andando por cima dos dormentes. E se o trem viesse? – aventamos essa perigosa possibilidade. Não ligou. Nós ficamos no barranco do rio e ele começou, sozinho, a travessia.
4.          De repente, parecia coisa do diabo, o trem saiu da curva, a 100 metros da ponte. R. G. ia exatamente na metade e não tinha tempo de correr para frente ou para trás. Fechamos os olhos, pensamos em Deus por sua alma de 16 anos. O trem passou, houve um minuto de pausa e, depois, R. G. apareceu no mesmo lugar, (…), gritando que não seria a locomotiva da Great Western que o mataria tão jovem.
5.          Garoto de incrível presença de espírito, quando viu o trem à sua frente, agachou-se, segurou, com as mãos, um dos dormentes e deixou o corpo pendurado. Depois que passaram os 12 vagões, suspendeu-se como num exercício de barra e começou a rir do estado de pânico em que estávamos.
6.          O maquinista, ao chegar à estação de Gameleira, a dois quilômetros dali, entregou-se à polícia, confessando que tinha matado um menino da usina Cachoeira Lisa.
 
Marque com X o sinônimo da palavra ou expressão em destaque.
1. Em: “R. G. era um demônio.” (par. 1).  A palavra destacada pode ser substituída por:
a. (   ) animal     b. (   ) moleque malvado   c.(   ) rapaz travesso   d. (   ) ignorante

2. Em: “Mais atleta, mais afeito à terra…” (par. 1), a expressão destacada pode ser substituída por:
a. (   ) mais insensível à terra        b. (   ) mais acostumado à terra
c. (   ) mais desabituada à terra    d. (   ) mais preocupado com a terra

3. Em: “… diante da nossa meia tendência… “ (par. 1), a expressão destacada significa:
a. (   ) desprezo     b. (   ) inclinação     c.(   ) amor       d. (   ) preocupação

4. Em: “… dar uma olhada na filha de um vigia novato…” (par. 2), a palavra destacada indica que o vigia:
a. (   ) tinha pouca idade           b. (   ) era ingênuo
c. (   ) ano tinha experiência     d. (   ) estava a pouco tempo naquele lugar

5. Em: “E se o trem viesse? – aventamos essa perigosa possibilidade.” (par. 3). A palavra destacada pode ser substituída por:
a. (   ) insinuamos         b. (   ) verificamos
c. (   ) investigamos      d. (   ) propusemos

6. Em: “Garoto de incrível presença de espírito…” (par. 5), a palavra destacada significa:
a. (   ) irreal       b. (   ) inútil      c. (   ) inacreditável      d. (   ) incansável
Responda com suas palavras, de acordo com o texto:
7. O autor caracteriza R.G. como uma espécie de Tarzan, mais afeito à terra, enquanto que os outros meninos estavam mais habituados à vida da cidade. Explique a expressão “nossa meia tendência para o asfalto.” (par. 1)
 _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8.Ter presença de espírito significa saber sair de situações difíceis, inesperadas ou embaraçosas. Como R. G. conseguiu sair da situação difícil que, de repente, lhe apareceu?
 ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. A partir do texto, encontre três características do personagem R. G.
 ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Transcreva o trecho do texto que indica o motivo pelo qual os meninos saíram de casa naquela tarde.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11. Identifique e transcreva o trecho do texto em que há momento de intensa expectativa e emoção, em que não se sabe o que vai acontecer.
 _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12. Por que o maquinista entregou-se à polícia?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

RESPOSTAS – 1. c     2. B      3. b   4. D    5. A    6. C
7. A expressão foi utilizada pelo autor para indicar que esses meninos estariam mais habituados à vida da cidade, porque uma das características das cidades são as ruas asfaltadas.
8.  Quando viu o trem à sua frente e não tendo tempo para recuar ou avançar, R.G. agachou-se, segurou os dormentes com as mãos e então, soltou o corpo, ficando pendurado.
9. O texto indica as seguintes características: corajoso, travesso, decidido, brincalhão.
10. Você deve ter transcrito todo o parágrafo 2 do texto.
11. Início do parágrafo 4 até “16 anos”.
12. Porque julgara haver matado R.G.





Nenhum comentário:

Postar um comentário