sábado, 11 de setembro de 2010

PORTUGUÊS 5º ANO 6... INTERPRETAÇÂO DE TEXTO... "A FUGA"...


A  FUGA  (Fernando Sabino)
1. Mal o pai colocou o papel na máquina, o menino começou a empurrar uma cadeira pela sala, fazendo do um barulho infernal.
2. – Para com esse barulho, meu filho – falou, sem se voltar.
3. Com três anos já sábia reagir como homem ao impacto das grandes injustiças paternas: não estava fazendo barulho, estava só empurrando uma cadeira.
4. – Pois então para de empurrar a cadeira.
5. – Eu vou embora – foi a resposta.
6.  Distraído, o pai não reparou que ele juntava ação às palavras, no ato de juntar do chão suas coisinhas, enrolando-as num pedaço de pano. Era a sua bagagem: um caminhão de plástico com apenas três rodas, um resto de biscoito, uma chave (onde diabo meteram a chave da despensa? – a mãe mais tarde irá dizer), metade de uma tesourinha enferrujada, sua única arma para a grande aventura, um botão amarrado num barbante.
7. A calma que baixou então na sala era vagamente inquietante. De repente, o pai olhou ao redor e não viu o menino. Deu com a porta da rua aberta, correu até ao portão:
8. – Viu um menino saindo desta casa? – gritou para o operário que descansava diante da obra do outro lado da rua, sentado no meio-fio.
9. – Saiu agora mesmo com uma trouxinha – informou ele.
10. Correu até a esquina e teve tempo de vê-lo ao longe, caminhando cabisbaixo ao longo do muro. A trouxa, arrastada no chão, ia deixando pelo caminho alguns de seus pertences: o botão, o pedaço de bis­coito e – saíra de casa prevenido – uma moeda de 1 cruzeiro. Chamou-o, mas ele apertou o passinho, abriu a correr em direção à Avenida, como disposto a atirar-se diante do ônibus que surgia à distância.
11. – Meu filho, cuidado!
12. O ônibus deu uma freada brusca, uma guinada para a esquerda, os pneus cantaram no asfalto. O menino, assustado, arrepiou carreira. O pai precipitou-se e o arrebanhou com o braço como a um ani­malzinho:
13. – Que susto você me passou, meu filho – e apertava-o contra o peito, comovido.
14. – Deixa eu descer, papai. Você está me machucando.
15. Irresoluto, o pai pensava agora se não seria o caso de lhe dar umas palmadas:
16. – Machucando, é? Fazer uma coisa dessas com seu pai.
17. – Me larga. Eu quero ir embora.
18. Trouxe-o para casa e o largou novamente na sala – tendo antes o cuidado de fechar a porta da rua e retirar a chave, como ele fizera com a da despensa.
19. – Fique aí quietinho, está ouvindo? Papai está trabalhando.
20. – Fico, mas vou empurrar está cadeira.
21. E o barulho recomeçou.

I – Marque com um X a alternativa  correta:
1. Em: “Mal o pai colocou o papel na máquina…” (par. 1), a palavra em negrito pode ser substituída por:
a. (    ) à medida que       b. (    ) assim que        c. (    ) uma vez que          d. (    ) depois que
2. Em: “A calma que baixou então na sala…” (par. 7), as palavras em negrito significam, respectivamente:
a. (    ) silêncio/passou                            b. (   ) calor/ameaçou
c. (    ) silêncio/espalhou-se                    d. (   ) tristeza/esbarrou
3. Em: “… era vagamente inquietante.” (par. 7), a palavra em negrito refer-se àquilo que:
a. (   ) causa desconforto                       b. (   ) provoca medo
c. (   ) causa intranquilidade                   d. (   ) provoca tristeza
4. Em: “… caminhando cabisbaixo…” (par. 10), a palavra em negrito pode ser substituída por:
a. (   ) com o rosto entristecido                      b. (   ) com a cabeça baixa
c. (   ) com o rosto voltado para trás              d. (   ) com os cabelos no rosto
5. Em: “… saíra de casa prevenido…” (par. 10), a palavra em negrito significa:
a. (   ) avisado        b. (   ) antecipado        c. (   ) atordoado           d. (   ) preparado
6. Em: “… o menino, assustado, arrepiou carreira.” (par. 12), a expressão em negrito significa:
a. (   ) parou imediatamente               b. (   ) suou frio
c. (   ) voltou correndo                        d. (   ) ficou com os cabelos eriçados
7. Em: “O pai precipitou-se e o arrebanhou com o braço…” (par. 12), as formas verbais assinaladas significam, respectivamente:
a. (   ) correu para a frente / recolheu          b. (   ) desorientou / afastou
c. (   ) pulou para trás / procurou                 d. (   ) desequilibrou / segurou
8. Em: “Irresoluto, o pai pensava…” (par. 15), a palavra em negrito significa:
a. (   ) alterado          b. (   ) pálido          c. (   ) tranquilo         d. (   ) indeciso
9. O fato de o menino ter começado a empurrar a cadeira no momento em que o pai colocou o papel na máquina indica que o menino:
a. (   ) não gostava do barulho da máquina de escrever
b. (   ) queria chamar a atenção do pai para si
c. (   ) era um menino muito brincalhão
d. (   ) queria aproximar-se da máquina para ver o pai
10. Ao dizer que o menino reagira à injustiça do pai, o narrador compara a atitude da criança à:
a. (   ) de uma pessoa adulta                                    b. (   ) de uma criança mais velha
c. (   ) de outra criança da mesma idade                  d. (   ) de um adolescente
11. Ao dizer “Eu vou embora…” (par. 5), menino estava pensando em:
a. (   ) sair da sala        b. (   ) fugir de casa       c. (   ) ir para a escola      d. (   ) ir para o quarto
12. No texto há quatro momentos distintos no que se refere às atitudes do pai para com o filho. São eles, por ordem de acontecimento:
a. (   ) preocupação,  remorso, impaciência, atenção      b. (   ) desatenção, aflição, zanga, precaução
c. (   ) zanga, indiferença, remorso, precaução                d. (   ) remorso, indiferença, zanga, aflição
13. A frase “… onde diabo meteram a chave da despensa? “(par. 6) indica a fala:
a. (   ) do menino          b. (   ) do pai do menino         c. (   ) da mãe do menino      d. (   ) do narrador
II – Responda, comprovando as respostas com trechos do texto:
14. Como o pai percebeu que o menino não estava mais na sala?
15. Qual era o estado de espírito do menininho ao fugir de casa?
16. Ao final do texto lemos (parágrafos 19 a 21):
“ – Fique aí, quietinho, está ouvindo? Papai está trabalhando.
- Fico, mas vou empurrar está cadeira.
E o barulho recomeçou.
Isso significa que tudo iria começar novamente, pois a criança queria mesmo era chamar a atenção do pai. Há, no entanto, uma ação na história que não se repetirá. Qual é essa ação e por que não se repetirá?
III – Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras grifadas por outras de sentido equivalente (escolha entre as que estão no quadro), fazendo as modificações, se necessário.
Reuniu – uniu – economizou – associou – reduziu – apressou –Espremeu – ajustou – abraçou – recobrou – observou – consertou
1. O pai não reparou que o menino juntou ação às palavras.
2. O menino juntou as suas coisinhas.
3. Ele juntou duas cadeiras para formar uma cama.
4. O menino juntou um dinheirinho para comprar uma bola.
5. O menino apertou o passinho.
6. A costureira apertou várias roupas para mim.
7. Quando ele apertou a fruta, o caldo escorreu no copo.
8. Ele apertou as despesas porque estava em dificuldades.
9. O pai apertou o filho contra o peito, comovido.
10. O pai reparou que o menino havia ficado triste.
11. O pedreiro já reparou o muro.
12.Ele só reparou as forças porque parou um pouco.

RESPOSTA
Questão I – 1. B     2. C     3. A     4. B     5. D     6. C     7. A     8. D      9. B     10. A     11. B     12. B      13. C
Questão II – 14. O pai percebeu que o menino já não estava mais na sala porque se fez um grande silêncio. (Ver par. 7)
15. O menino estava triste, aborrecido, desanimado. (Ver par. 10)
16. A ação que não se repetirá é a fuga do menino porque o pai fechou a porta da rua com a chave. (Ver par. 18)
Questão III – a) … associou…       b) … reuniu…        c) … uniu…              d) … economizou…
e) … apressou…      f) …  ajustou…      g) … espremeu… 
 h) … reduziu… 
 i) … abraçou…
j) … observou…       k) … consertou…   l) … recobrou

7 comentários:

  1. *___________* nossa adorei todos os seus trabalhos cara colega...Parabéns pelo blog.....

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  2. Oi Marlene, estou ajudando meu filho que cursa o sétimo ano, mais como eu não tive oportunidade de
    estudar não sei ensinar. Mais preciso da ajuda das pessoas para conseguir atingir meu objetivo estudar meu filho, ele estuda em uma escola particular como bolsista, mais não estar encontrando difilcudades em interpretação de texto, será que tem como a senhora me enviar algumas interpretaçoes, com as respostas por favor.
    Que Jesus Cristo te abençoe infinitamente.

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  3. ele estar encontrando difilcudades em interpretação de texto por isso peço sua ajuda

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  4. meu email. juniorvenan@yahoo.com.br

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  5. Muito bom esses exercícios, Marlene. Parabéns! Ah! Aproveitei para copiá-los,ok? Grata

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  6. Parabéns pelo trabalho!! Aproveitei alguns exercícios para algumas atividades, principalmente os de estudo vocabular, são ótimos.

    Até mais.
    Patrícia.

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